O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda do governo federal que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O benefício é pago mensalmente, por meio da Poupança Social Digital da Caixa Econômica Federal, criada automaticamente para o beneficiário.
Requisitos para receber o Auxílio Brasil
Para receber o Auxílio Brasil, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e cumprir os seguintes requisitos:
- Famílias com renda mensal per capita de até R$ 105,00;
- Famílias com renda mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210,00, desde que tenham gestantes, nutrizes ou crianças com até 2 anos incompletos;
- Famílias com renda mensal per capita entre R$ 210,01 e R$ 525,00, desde que tenham pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais.
Como se inscrever no CadÚnico
O cadastro no CadÚnico pode ser feito presencialmente em qualquer unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Posto de Atendimento do Cadastro Único. Para se cadastrar, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- RG ou outro documento de identificação com foto;
- CPF;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de renda familiar.
Como saber se estou inscrito no CadÚnico
Para saber se está inscrito no CadÚnico, é possível consultar o site do Ministério da Cidadania ou ligar para o telefone 121.
Como acompanhar o resultado da avaliação para receber o Auxílio Brasil
Após o cadastro no CadÚnico, a família será avaliada pelo Ministério da Cidadania para verificar se atende aos requisitos para receber o Auxílio Brasil. O resultado da avaliação é informado por meio do aplicativo Auxílio Brasil ou do site do Ministério da Cidadania.
Datas de pagamento do Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil é pago nas seguintes datas:
- 1º de cada mês: famílias com NIS final 1 e 2;
- 8 de cada mês: famílias com NIS final 3 e 4;
- 15 de cada mês: famílias com NIS final 5 e 6;
- 22 de cada mês: famílias com NIS final 7 e 8;
- 29 de cada mês: famílias com NIS final 9 e 0.
Como sacar o Auxílio Brasil
O beneficiário pode sacar o benefício em qualquer agência ou terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, utilizando o cartão do Auxílio Brasil ou o aplicativo Caixa Tem. Também é possível realizar transferências, pagamentos e compras com o cartão do Auxílio Brasil.
Como realizar compras com o cartão do Auxílio Brasil
Para realizar compras com o cartão do Auxílio Brasil, basta inseri-lo na maquininha de cartão e informar a senha. O cartão é aceito em todos os estabelecimentos comerciais que aceitam cartões de débito da bandeira Elo.
Como transferir o benefício para outra conta
Para transferir o benefício para outra conta, basta acessar o aplicativo Caixa Tem e selecionar a opção “Transferir”. Em seguida, insira os dados da conta para a qual deseja transferir o benefício.
Como pagar contas com o cartão do Auxílio Brasil
Para pagar contas com o cartão do Auxílio Brasil, basta inserir o cartão na maquininha de cartão e informar a senha. O cartão é aceito em todos os estabelecimentos comerciais que aceitam cartões de débito da bandeira Elo.
Como resolver problemas com o benefício
Em caso de problemas com o benefício, o beneficiário pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal pelo telefone 111 ou pelo aplicativo Caixa Tem.
Especificações para o caso de Salvador, Bahia
No caso de Salvador, Bahia, o endereço do CRAS mais próximo pode ser consultado no site da prefeitura da cidade.
Para mais informações sobre o Auxílio Brasil, acesse o site do Ministério da Cidadania ou ligue para o telefone 121.
Informações adicionais
Além do valor do benefício, o Auxílio Brasil também oferece outros benefícios, como:
- Acesso à educação infantil;
- Acesso à saúde;
- Acesso à assistência social;
- Acesso à cultura;
- Acesso ao esporte.
O objetivo do Auxílio Brasil é promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.