Infelizmente, não há um método garantido de receber a restituição do Imposto de Renda primeiro, pois a Receita Federal libera os valores em lotes, seguindo um cronograma pré-definido.
Mas, algumas dicas podem aumentar suas chances de receber entre os primeiros:
Declare o quanto antes
- A Receita Federal libera os lotes de restituição a partir de maio, mas quanto antes você declarar, maior a sua chance de estar nos primeiros lotes.
Opte pela declaração pré-preenchida
- A declaração pré-preenchida vem com seus dados já preenchidos pela Receita Federal, o que agiliza o processo de declaração e aumenta as chances de um recebimento mais rápido.
Veja Também:Como Declarar o Imposto de Renda 2025 – Passo a Passo
Escolha receber por Pix
- A opção de receber a restituição por Pix é mais rápida que a transferência bancária tradicional. A Receita deposita o valor na sua conta imediatamente após a liberação do lote.
Tenha conta na Caixa Econômica Federal
- A Caixa Econômica Federal é o banco utilizado pela Receita Federal para liberar a maioria das restituições. Se você possui conta na Caixa, o depósito pode ser mais rápido.
Seja um contribuinte idoso ou com deficiência
- Idosos e pessoas com deficiência têm prioridade no recebimento da restituição.
Monitore o calendário da Receita Federal
- A Receita Federal divulga um calendário com as datas de liberação dos lotes de restituição. Fique de olho no calendário para saber quando o seu lote estará disponível.
Consulte a situação da sua declaração
- Você pode consultar a situação da sua declaração no site da Receita Federal ou no aplicativo Meu Imposto de Renda.
Tenha em mãos os documentos necessários
- Para receber a restituição, tenha em mãos documentos como RG, CPF e comprovante de conta bancária.
Lembre-se:
- Mesmo seguindo todas as dicas, não há garantia de que você receberá a restituição entre os primeiros.
- A Receita Federal libera os lotes de acordo com critérios internos, como data de entrega da declaração e tipo de declaração (completa ou simplificada).
Fique tranquilo:
- A Receita Federal libera a restituição para todos os contribuintes que têm direito. O importante é declarar o Imposto de Renda dentro do prazo e acompanhar o status da sua declaração.
Recursos úteis:
- Site da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br
- Aplicativo Meu Imposto de Renda: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.fazenda.receita.irpf&hl=en&gl=US
- Calendário de restituição do Imposto de Renda: https://oglobo.globo.com/economia/imposto-de-renda/noticia/2024/03/15/restituicao-imposto-de-renda-2024-como-consultar-e-calendario-de-lotes.ghtml