Em 2024, as regras para aposentadoria no Brasil continuam a ser as mesmas da reforma da previdência de 2019. No entanto, existem algumas diferenças entre as regras para aposentadoria rural e urbana.
Aposentadoria rural
Para se aposentar por idade rural, o trabalhador precisa ter 60 anos de idade, se homem, e 55 anos de idade, se mulher, e 180 meses de carência, que é o tempo mínimo de contribuição.
Para se aposentar por tempo de contribuição rural, o trabalhador precisa ter 35 anos de contribuição, se homem, e 30 anos de contribuição, se mulher.
Aposentadoria urbana
Para se aposentar por idade urbana, o trabalhador precisa ter 65 anos de idade, se homem, e 62 anos de idade, se mulher, e 15 anos de carência.
Para se aposentar por tempo de contribuição urbana, o trabalhador precisa ter 35 anos de contribuição, se homem, e 30 anos de contribuição, se mulher.
Veja Também: Aposentadoria para Dona de Casa 2024: Como Funciona
Idade mínima
A idade mínima para aposentadoria continua a aumentar gradualmente até 2027, quando chegará a 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres, tanto na área rural quanto na urbana.
Contribuição
O tempo mínimo de contribuição também continua a aumentar gradualmente até 2027, quando chegará a 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres, tanto na área rural quanto na urbana.
Fator previdenciário
O fator previdenciário continua a ser aplicado para calcular o valor da aposentadoria, tanto na área rural quanto na urbana. O fator previdenciário é uma fórmula que leva em consideração a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de vida.
Outras regras
Além das regras básicas, existem outras regras para aposentadoria, como aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez e aposentadoria por acidente de trabalho. Essas regras também continuam a ser as mesmas da reforma da previdência de 2019.tunesharemore_vert