O governo britânico anunciou um plano curioso para acabar com o cigarro até 2030. O plano, que foi apresentado após um estudo encomendado pelo governo, prevê aumentar gradualmente a idade para a compra de cigarros legalmente.
Atualmente, a idade mínima para comprar cigarros no Reino Unido é de 18 anos. No entanto, de acordo com o plano, a idade mínima aumentaria um ano todos os anos, a partir de 2023. Isso significa que, em 2024, a idade mínima seria de 19 anos, em 2025 seria de 20 anos, e assim por diante.
A ideia é que, com o aumento da idade mínima, cada vez menos jovens começarão a fumar. Atualmente, cerca de 20% dos jovens britânicos fumam. O governo acredita que, com o plano, esse número pode cair para 5% até 2030.
O plano também prevê aumentar os impostos sobre cigarros e reduzir a disponibilidade de cigarros em locais públicos.
O plano foi recebido com críticas por alguns grupos, que afirmam que ele é discriminatório contra os jovens adultos. No entanto, o governo acredita que o plano é necessário para proteger a saúde da população.
A ideia já foi apresentada após ESTUDO
A ideia de aumentar gradualmente a idade mínima para comprar cigarros não é nova. Em 2022, um estudo encomendado pelo governo britânico concluiu que essa medida seria eficaz para reduzir o tabagismo.
O estudo, que foi realizado pela Universidade de Oxford, descobriu que, se a idade mínima fosse aumentada para 21 anos, o número de fumantes entre jovens adultos cairia em 20%.
O estudo também descobriu que a medida seria mais eficaz do que aumentar os impostos sobre cigarros ou reduzir a disponibilidade de cigarros em locais públicos.
Efeitos esperados
O governo britânico espera que o plano tenha os seguintes efeitos:
- Reduzir o número de fumantes, especialmente entre jovens adultos;
- Melhorar a saúde da população;
- Reduzir os custos associados ao tabagismo, como custos com saúde e perda de produtividade.
O plano será implementado em etapas, começando em 2023.