A perícia médica do INSS está suspensa nos seguintes casos:
- Perícias revisionais do auxílio-doença: as perícias que avaliam se o beneficiário continua incapacitado para o trabalho estão suspensas desde 12 de janeiro de 2022.
- Perícias de benefícios por incapacidade temporária: as perícias que avaliam se o trabalhador está incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias estão suspensas desde 12 de janeiro de 2022.
- Perícias de BPC: as perícias que avaliam se o beneficiário é deficiente e necessita de assistência social estão suspensas desde 12 de janeiro de 2022.
A suspensão das perícias médicas foi determinada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em razão da pandemia de Covid-19. O objetivo é evitar aglomerações e a disseminação do vírus.
Os segurados que tiveram a perícia médica suspensa continuarão recebendo os benefícios normalmente até serem atendidos por nova perícia.
A suspensão das perícias médicas tem gerado críticas de especialistas, que afirmam que a medida pode prejudicar os segurados que precisam do benefício para se manter.
O INSS informou que está trabalhando para retomar as perícias médicas o mais breve possível.