Um novo ciclone extratropical está se formando na costa do Rio Grande do Sul, e deve intensificar as fortes chuvas que já atingem o estado desde o início da semana. De acordo com a Climatempo, o fenômeno deve se intensificar a partir desta segunda-feira (23), e deve provocar chuvas torrenciais, com volumes de até 200 mm em alguns locais.
O ciclone se formou a partir de uma área de baixa pressão que se desenvolveu no oceano. Ele está previsto para atingir a costa gaúcha na terça-feira (24), e deve se deslocar em direção ao oceano no decorrer da semana.
As áreas mais afetadas pelas chuvas devem ser o Litoral Norte, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Norte, a Serra e o Sul do estado. Há risco de alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores.
Veja Também: A Semana terá mais Chuva e com ISSO MEDO DE NOVO CICLONE➜ Mei ✓ prazo para pagamento do DAS ✓ Documentos necessários: ✓ atraso no pagamento do DAS ✓ pagar o DAS atrasado?
Impactos previstos
As fortes chuvas podem provocar os seguintes impactos no Rio Grande do Sul:
- Alagamentos: as chuvas torrenciais podem causar alagamentos em áreas urbanas e rurais.
- Deslizamentos de terra: as chuvas intensas podem provocar deslizamentos de terra em áreas de encosta.
- Quedas de árvores: os fortes ventos podem derrubar árvores, causando danos a propriedades e infraestrutura.
- Interrupções no fornecimento de energia elétrica: as chuvas fortes podem causar quedas de linhas de energia, interrompendo o fornecimento de eletricidade.
Precauções das chuvas fortes
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a população, recomendando as seguintes precauções:
- Evite transitar por áreas alagadas.
- Não fique embaixo de árvores durante as tempestades.
- Se estiver em casa, fique longe de janelas e portas.
- Se estiver em um carro, não tente atravessar áreas alagadas.
Impactos em outros estados das chuvas
Além do Rio Grande do Sul, as chuvas também devem atingir o Paraná e Santa Catarina, com volumes de até 100 mm. No Paraná, as áreas mais afetadas devem ser o sudoeste e o sul do estado. Em Santa Catarina, as áreas mais afetadas devem ser o litoral e o sul do estado.
Consequências das mudanças climáticas
Os eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes e intensos em todo o mundo, devido às mudanças climáticas. O aquecimento global está provocando o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar, o que está contribuindo para o aumento da intensidade das chuvas.
É importante ressaltar que os ventos são um fenômeno natural, mas os efeitos delas estão sendo agravados pelas mudanças climáticas.