Aposentadoria em 2024: confira as novas regras - Giro Finanças

A reforma da Previdência de 2019 trouxe mudanças significativas nas regras para se aposentar no Brasil. A partir de 2024, os requisitos de idade, tempo de contribuição e valor do benefício serão ainda mais rigorosos.

Idade mínima

A idade mínima para se aposentar por idade continua sendo 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. No entanto, a partir de 2024, a idade mínima aumentará em 6 meses a cada ano, até chegar a 67 anos para homens e 65 anos para mulheres em 2031.

Tempo de contribuição

O tempo de contribuição mínimo para se aposentar por idade também continuará sendo 15 anos para mulheres e 20 anos para homens. No entanto, a partir de 2024, o tempo de contribuição aumentará em 6 meses a cada ano, até chegar a 25 anos para homens e 30 anos para mulheres em 2031.

Pontos

A partir de 2024, será possível se aposentar por pontos, somando a idade e o tempo de contribuição. O homem poderá se aposentar com 90 pontos, sendo 65 anos de idade e 25 anos de contribuição. A mulher poderá se aposentar com 85 pontos, sendo 62 anos de idade e 20 anos de contribuição.

Valor do benefício

O valor do benefício será calculado com base na média dos salários de contribuição, com um teto de R$ 7.087,22. O valor do benefício também será afetado pelo fator previdenciário, que é um cálculo que leva em conta a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida do beneficiário.

Veja Também: Conheça a Aposentadoria Híbrida: Se Aposente sem 15 Anos de Contribuição

Regras de transição

Para os trabalhadores que já estão no mercado de trabalho, existem regras de transição que permitem se aposentar com requisitos mais flexíveis. As regras de transição são as seguintes:

  • Regra de transição por idade e tempo de contribuição progressiva: o trabalhador poderá se aposentar com idade e tempo de contribuição menores que os exigidos na regra permanente, desde que atenda a requisitos progressivos.
  • Regra de transição por idade e pedágio: o trabalhador poderá se aposentar com idade mínima de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, desde que atenda a um pedágio de 50% do tempo que faltava para atingir o tempo de contribuição exigido na regra permanente.
  • Regra de transição por pontos: o trabalhador poderá se aposentar com 86 pontos para mulheres e 96 pontos para homens, desde que atenda a um pedágio de 100% do tempo que faltava para atingir o tempo de contribuição exigido na regra permanente.

As novas regras para se aposentar em 2024 são mais rigorosas do que as atuais. Os trabalhadores que estão pensando em se aposentar devem ficar atentos às mudanças para planejar melhor sua aposentadoria.

Dicas para se aposentar

Para se aposentar com tranquilidade, é importante começar a planejar sua aposentadoria o quanto antes. Algumas dicas para se aposentar são:

  • Contribuir para o INSS com regularidade: quanto mais tempo você contribuir para o INSS, mais pontos você vai acumular e mais cedo poderá se aposentar.
  • Fazer um planejamento financeiro: é importante ter um plano financeiro para garantir que você terá renda suficiente para viver confortavelmente na aposentadoria.
  • Investir: investir é uma forma de aumentar o valor do seu benefício.

Se você tem dúvidas sobre as novas regras para se aposentar, procure um profissional qualificado para orientá-lo.

Não esqueça de votar!

By Redação

A Equipe de Redação do GF. trata de Finanças, Direito, Benefícios e outros é principalmente composta por profissionais especializados em transformar conceitos financeiros complexos em conteúdo acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *