Prazo estabelecido pela justiça para a correção do FGTS afeta seus ganhos financeiros - Giro Finanças

A correção do FGTS tem prazo determinado pela Justiça, e isso impacta no bolso de todos os trabalhadores brasileiros.

O prazo para a atualização do FGTS é de dois anos, e o último reajuste ocorreu em 2017, com base na TR (Taxa Referencial). No entanto, a TR é um índice de inflação que não reflete a alta real dos preços.

Como resultado, o saldo do FGTS dos trabalhadores brasileiros está defasado em mais de 100%. Isso significa que, se o FGTS fosse corrigido com base na inflação real, os trabalhadores teriam um saldo muito maior.

O impacto da correção do FGTS no bolso dos trabalhadores é significativo. Se o saldo do FGTS fosse corrigido com base na inflação real, os trabalhadores teriam um saldo maior para utilizar em caso de demissão, para a compra da casa própria ou para o financiamento da aposentadoria.

Atualmente, o saldo do FGTS é de cerca de R$ 450 bilhões. Se o FGTS fosse corrigido com base na inflação real, o saldo seria de cerca de R$ 900 bilhões.

A Justiça determinou que o governo federal apresente um plano para corrigir o FGTS até o dia 8 de novembro de 2023. Se o governo não apresentar um plano, o FGTS será corrigido com base na Selic, que é um índice de juros mais alto do que a TR.

A correção do FGTS é uma demanda antiga dos trabalhadores brasileiros. A correção com base na inflação real é uma forma de garantir que os trabalhadores tenham um saldo maior para utilizar em suas necessidades.

Abaixo, listamos alguns dos impactos da correção do FGTS no bolso dos trabalhadores:

  • Aumento do saldo do FGTS: Se o FGTS fosse corrigido com base na inflação real, os trabalhadores teriam um saldo maior para utilizar em caso de demissão, para a compra da casa própria ou para o financiamento da aposentadoria.
  • Aumento do poder de compra: Um saldo maior do FGTS significa que os trabalhadores terão mais dinheiro para gastar, o que pode impulsionar a economia.
  • Redução da desigualdade: A correção do FGTS beneficiaria principalmente os trabalhadores de baixa renda, que são os que possuem um saldo menor do FGTS.

A correção do FGTS é uma medida importante para garantir que os trabalhadores brasileiros tenham um saldo maior para utilizar em suas necessidades.tunesharemore_vert

Não esqueça de votar!
Compartilhe:

By Redação

A Equipe de Redação do GF. trata de Finanças, Direito, Benefícios e outros é principalmente composta por profissionais especializados em transformar conceitos financeiros complexos em conteúdo acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *