Como o Período de Afastamento pelo INSS Afeta a Sua Aposentadoria e Como Calcular

Sim, o tempo afastado pelo INSS conta para a aposentadoria, desde que o afastamento seja por incapacidade temporária ou permanente.

No caso de incapacidade temporária, o tempo afastado é considerado como tempo de contribuição, desde que o segurado tenha recebido o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.

No caso de incapacidade permanente, o tempo afastado é considerado como tempo de contribuição, mesmo que o segurado não tenha recebido benefício previdenciário.

Para fazer o cálculo do tempo de contribuição, é necessário somar o tempo de contribuição anterior ao afastamento com o tempo de afastamento.

Por exemplo, um segurado que trabalhou por 10 anos antes de se afastar por incapacidade temporária e que recebeu o auxílio-doença por 2 anos, terá um total de 12 anos de contribuição para a aposentadoria.

O tempo de afastamento pelo INSS também pode ser utilizado para aumentar o valor da aposentadoria. No caso de aposentadoria por idade, o tempo de afastamento pode ser somado ao tempo de contribuição para aumentar o número de meses de contribuição necessários para a concessão do benefício.

No caso de aposentadoria por tempo de contribuição, o tempo de afastamento pode ser somado ao tempo de contribuição para aumentar o valor da aposentadoria.

Para saber se o seu tempo de afastamento pelo INSS conta para a aposentadoria, você pode consultar o seu extrato previdenciário no site do INSS.

Aqui estão alguns detalhes sobre como o tempo de afastamento pelo INSS é contado para a aposentadoria:

  • Incapacidade temporária: o tempo de afastamento é considerado como tempo de contribuição, desde que o segurado tenha recebido o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.
  • Incapacidade permanente: o tempo de afastamento é considerado como tempo de contribuição, mesmo que o segurado não tenha recebido benefício previdenciário.
  • Cálculo: para fazer o cálculo do tempo de contribuição, é necessário somar o tempo de contribuição anterior ao afastamento com o tempo de afastamento.
  • Aumento do valor da aposentadoria: o tempo de afastamento pode ser utilizado para aumentar o valor da aposentadoria.

Espero que esta informação seja útil.

Não esqueça de votar!
Compartilhe:

By Pedro Freitas

Pedro Freitas é um especialista em redação que se destaca por produzir conteúdo de alta qualidade e verificado. Ele oferece dicas e orientações para a elaboração de redações, especialmente voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *