O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Isso o torna um alvo atraente para hackers, que podem usar o aplicativo para roubar dados pessoais, espalhar malware ou até mesmo extorquir dinheiro das vítimas.
Uma das formas mais comuns de hackers invadirem o WhatsApp é através do golpe do código de verificação. Neste golpe, o hacker envia uma mensagem para a vítima, fingindo ser o WhatsApp, e solicita o código de verificação que foi enviado por SMS. Se a vítima fornecer o código, o hacker poderá assumir o controle da conta da vítima.
Outra forma de hackers invadirem o WhatsApp é através de vulnerabilidades no aplicativo. Em 2019, por exemplo, um grupo de hackers descobriu uma vulnerabilidade no WhatsApp que permitia que eles invadissem as contas dos usuários sem precisar do código de verificação.
Para combater esses ataques, o WhatsApp lançou um programa de recompensas para hackers que encontram vulnerabilidades no aplicativo. No Brasil, o programa oferece recompensas de até R$ 15 mil.
A polêmica
O programa de recompensas para hackers tem sido criticado por alguns especialistas, que acreditam que ele pode incentivar hackers a encontrar vulnerabilidades no WhatsApp para ganhar dinheiro.
Outros especialistas, no entanto, defendem o programa, argumentando que ele é uma forma eficaz de melhorar a segurança do aplicativo.
Como se proteger
Para se proteger de ataques ao WhatsApp, os usuários devem tomar as seguintes medidas:
- Nunca compartilhe seu código de verificação com ninguém.
- Mantenha o WhatsApp atualizado para a versão mais recente.
- Use uma senha forte para sua conta do WhatsApp.
- Ative a verificação em duas etapas.
A verificação em duas etapas é uma medida de segurança adicional que exige que o usuário digite um código de segurança gerado por um aplicativo ou SMS, além da senha, para fazer login na conta.
Hackers são pagos para invadir o WhatsApp, e isso é uma preocupação real para os usuários do aplicativo. Para se proteger, os usuários devem tomar as medidas de segurança mencionadas acima.
A Comunidade serve de Notícias Diárias sobre Direito, Renda, Leis e muito mais.