Nesta segunda-feira (21), houve o anúncio do aguardado edital para adesão dos municípios ao inovador programa Empreender Social RS, promovido pelo Departamento de Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Assistência Social (SAS) do Governo do Estado. Este programa é fruto do compromisso entre o Governo e a Aliança Empreendedora, que ocorreu em 16 de agosto, a fim de estimular o empreendedorismo e a capacitação de cidadãos do Rio Grande do Sul. Com isso, pretende dar autonomia financeira e inclusão no mercado de trabalho.
Capacitação e Empreendedorismo ao Longo de 24 Meses
O Empreender Social RS terá duração por um período de 24 meses, a fim de conceder uma oportunidade abrangente para os interessados em participar. Para otimizar o processo de adesão e garantir uma avaliação criteriosa dos candidatos, haverá etapas de seleção. A primeira etapa já está em vigor e se estenderá até 30 de setembro. Como parte do processo, a cada sexta-feira, até o encerramento das inscrições, sairá uma lista com os nomes dos candidatos selecionados.
15 Mil Vagas para o Empreender Social RS
Um dos aspectos mais atrativos do programa Empreender Social RS é a disponibilidade de 15 mil vagas para a capacitação de indivíduos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O programa visa atender pessoas com interesse em ingressar no mundo do empreendedorismo, bem como aqueles que já atuam como micro ou nanoempreendedores. Assim, a iniciativa tem um papel crucial na promoção da geração de renda e no fomento da autonomia financeira por meio do empreendedorismo.
Inclusão do Público da Política de Assistência Social no Mundo do Trabalho
Um dos principais méritos do programa Empreender Social RS é a sua capacidade de incluir indivíduos atendidos pela Política de Assistência Social no cenário do trabalho e empreendedorismo.
As capacitações serão ministradas por prefeituras e organizações da sociedade civil que firmarem parcerias com a SAS. Para se habilitar, os interessados devem encaminhar os documentos necessários para a Divisão de Inclusão Socioprodutiva por meio do e-mail disp@social.rs.gov.br.
A Comunidade serve de Notícias Diárias sobre Direito, Renda, Leis e muito mais.